A partir de 10 de abril de 2025, turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltarão a precisar de visto para entrar no Brasil. A exigência retornará após o fim do prazo estabelecido em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril de 2024, que prorrogou por um ano a isenção concedida anteriormente. Com informações do g1.
consequências
Dessa vez, não há previsão de uma nova extensão da medida. A decisão gera preocupação no setor do turismo, que argumenta que a exigência pode reduzir o número de visitantes vindos desses países.
A isenção de vistos para cidadãos norte-americanos, canadenses e australianos havia sido concedida em 2019 pelo governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL), sem a adoção do princípio da reciprocidade. No entanto, a atual gestão decidiu restabelecer a obrigatoriedade, uma vez que esses países mantêm a exigência de visto para brasileiros.
Inicialmente, a retomada da cobrança estava prevista para outubro de 2023, mas foi adiada em diferentes ocasiões devido a dificuldades operacionais e pressões do setor turístico.
Linha do tempo
🔹 Março de 2019 – O governo Bolsonaro revoga unilateralmente a exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.
🔹 Maio de 2023 – O governo Lula anuncia a retomada da exigência para os três primeiros países, mantendo a isenção para o Japão, que já permite a entrada de brasileiros sem visto para estadias de até 90 dias.
🔹 Outubro de 2023 – Prazo inicial para a volta da exigência, posteriormente adiado para janeiro de 2024.
🔹 Janeiro de 2024 – Novo adiamento empurra a data para abril de 2024.
🔹 Abril de 2024 – Decreto prorroga mais uma vez a medida, estabelecendo a retomada da exigência para 10 de abril de 2025.