SEÇÕES

Governo brasileiro divulga nota oficial sobre resgate de turista desaparecida na Indonésia

Itamaraty mobiliza diplomacia e cobra reforço nas buscas por Juliana Marins, que caiu durante trilha no Monte Rinjani

Governo brasileiro divulga nota oficial sobre resgate de turista desaparecida na Indonésia | Foto: Imagem: Reprodução
Siga-nos no

O desaparecimento da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, tem mobilizado o Governo Federal e gerado comoção nas redes sociais. Em uma ação diplomática incomum, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota oficial em que detalha o envolvimento direto do embaixador brasileiro em Jacarta e reforça os pedidos de apoio ao governo indonésio para ampliar os esforços de resgate.

Juliana, natural de Niterói (RJ) e formada em publicidade pela UFRJ, está em uma viagem solo pela Ásia desde fevereiro. Nadadora e praticante de esportes, ela havia percorrido Filipinas, Vietnã e Tailândia antes de chegar à Indonésia. Foi lá que se juntou a um grupo de turistas e um guia para escalar o Monte Rinjani, um dos pontos mais altos e desafiadores do arquipélago.

Segundo relatos de testemunhas e autoridades locais, Juliana caiu de uma altura de cerca de 300 metros durante a trilha, ficando presa em uma fenda de rocha. Vestindo apenas calça jeans, camiseta e tênis — sem agasalho e sem óculos, essenciais devido à sua miopia —, ela foi avistada horas depois por outro grupo, que utilizou um drone para localizá-la.

A confirmação do acidente chegou ao Brasil na sexta-feira (20), e a família reconheceu Juliana pelas roupas e traços nas imagens que circularam nas redes. Desde então, os familiares enfrentam a distância e a escassez de informações oficiais.

Governo brasileiro entra em ação e cobra reforço nas buscas

Diante da gravidade do caso, o Ministério das Relações Exteriores tornou pública, neste fim de semana, uma nota oficial enfatizando os esforços do governo para garantir o resgate de Juliana, inclusive com a atuação direta do embaixador brasileiro em Jacarta. O documento informa que equipes da embaixada estão se deslocando à região remota do vulcão e que o ministro das Relações Exteriores do Brasil fez contato de alto nível com o governo indonésio para reforçar as operações de busca.

A seguir, leia a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:

Nota na Íntegra – Ministério das Relações Exteriores

"O Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, segue trabalhando para o resgate de Juliana Marins, turista brasileira na Indonésia. Confira na íntegra a nota oficial do Itamaraty sobre o caso.

Equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia iniciaram há pouco o terceiro dia do esforço de resgate de turista brasileira no Mount Rinjani (3.726 metros de altura), vulcão localizado na ilha de Lombok, a cerca de 1.200 km de distância de Jacarta. De acordo com informações recebidas pela equipe, a turista teria caído de um penhasco que circunda a trilha junto à cratera do vulcão.

Desde que acionada pela família da turista, a embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais, no mais alto nível, o que permitiu o envio das equipes de resgate para a área do vulcão onde ocorreu a queda, em região remota, a cerca de quatro horas de distância do centro urbano mais próximo.

O embaixador do Brasil em Jacarta entrou pessoalmente em contato com o Diretor Internacional da Agência de Busca e Salvamento e com o Diretor da Agência Nacional de Combate a Desastres da Indonésia, e tem recebido das autoridades locais os relatos sobre o andamento dos trabalhos. Dois funcionários da embaixada deslocam-se hoje (dia 22) para o local com o objetivo de acompanhar pessoalmente os esforços pelo resgate, que foi dificultado, no dia de ontem (21), por condições meteorológicas e de visibilidade adversas.

O Ministro das Relações Exteriores, em nome do governo brasileiro, também iniciou contatos de alto nível com o governo indonésio com o objetivo de pedir reforços no trabalho de buscas na cratera do Mount Rinjani."







Ver essa foto no Instagram












Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

t="3808">

Tópicos
Carregue mais
Veja Também