Foi aprovado pelo governo federal a emissão de até R$ 152,8 milhões para as telecomunicações no Piauí. A quantia foi destinada pelo Ministério das Comunicações (MCom) em debêntures incentivadas e será utilizada para o investimento em infraestrutura no setor das telecomunicações no Piauí.
As debêntures funcionam como espécie de empréstimo a uma empresa, e as incentivadas possuem redução ou até mesmo isenção do imposto de renda, servindo como um meio de ampliar o investimento em infraestruturas de interesse público a partir da captação de recursos privados.
O projeto tem como objetivo fomentar a ampliação e a modernização dos serviços de telecomunicações, para expandir o acesso à internet e a implantação de redes com tecnologias 3G, 4G e, futuramente, 5G.
Dados do último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostram que 32,7% da população do Piauí não utilizaram internet em 2019, número abaixo da média nacional de utilização regular da internet. (Fonte: Brasil61)