O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (17) a abertura de um novo edital para a contratação de profissionais no programa Mais Médicos.
Serão disponibilizadas mais de 2,2 mil vagas para a reposição e ampliação de médicos em municípios já participantes do programa. O edital será liberado ainda hoje. Inicialmente, os gestores municipais deverão confirmar a adesão de seus municípios ao programa e a demanda por médicos. Somente após essa etapa, as inscrições para os profissionais estarão abertas.
A expectativa, segundo a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, é que os profissionais assumam postos a partir de maio.
Pela primeira vez, de acordo com o secretário Felipe Proenço, o edital criará um cadastro reserva de vagas para o programa. Médicos que estiverem nesta "lista de espera" poderão assumir, a qualquer momento, postos abertos com a saída de outros profissionais.
"O cadastro de reserva é um instrumento para agilizar a chegada caso haja uma sinalização do município de que é necessário o profissional. A gente garante uma reposição num curto espaço de tempo", disse o secretário em coletiva à imprensa nesta segunda.
O governo manterá, neste primeiro edital de 2025, a reserva de vagas para pessoas com deficiência e para negros, indígenas e quilombolas. As cotas na seleção do Mais Médicos haviam sido introduzidas no último ano.