Há a expectativa de que o governador do Piauí Wellington Dias (PT) volte a se reunir com os demais líderes dos executivos nordestinos na próxima quarta-feira, 20 de fevereiro, no intuito de debater a agenda econômica nacional. O encontro será viabilizado na mesma data em que a equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL) levará a proposta da Reforma da Previdência ao Congresso Nacional; pauta prioritária para os entes federativos.
Diante disso, a projeção é que Wellington Dias e os demais governadores chamem a atenção da União quanto as principais demandas da região. Na carta que dará o pontapé inicial das discussões no encontro, os líderes revelam a preocupação com a Reforma, que defenderá idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.
"Consideramos imprescindível debate cuidadoso sobre a Reforma da Previdência, a fim de que haja soluções imediatas para os déficits existentes. Contudo, registramos preocupação com medidas que impeçam o acesso dos mais pobres a direitos fundamentais de natureza previdenciária, no campo e nas cidades", sintetiza um trecho do documento.Governadores de outros Estados do país também devem comparecer à capital federal no mesmo dia. Vale indicar que os entes nordestinos tentam viabilizar as pautas comuns à região em uma espécie de consórcio, até mesmo para o ganho de força junto a atual gestão.O Fórum dos Governadores do Nordeste, recentemente, reconheceu a necessidade da Reforma da Previdência, desde que ela não penalize os trabalhadores.