O governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, vai se reunir nesta terça-feira, 6, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e demais governadores do Nordeste para tratar sobre autorização de importação e aprovação de uso emergencial da Sputnik 5.
A vacina russa tem 94% de eficácia, confirmada pelos 51 países que administram o imunizante e a previsão é de que o Consórcio adquira 37 milhões de doses nos próximos meses.
Segundo a própria Anvisa, os processos de pedidos de importação da Sputnik V estão sendo analisados de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) 476/2021, que estabelece os procedimentos e requisitos para submissão de pedido de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição de medicamentos e vacinas contra Covid-19.
A compra das doses foi realizada no último dia 15 de março, com a presença do governador Wellington Dias, do diretor-presidente do Fundo Soberano Russo, Kirill Alexandrovich Dmitriev e o governador da Bahia, Rui Costa.
"Do contrato do Nordeste com o Fundo Soberano Russo para entreta da Sputinik, temos expectativa de receber 37 milhões de doses, sendo 2 milhões em abril, 5 milhões em maio, 10 milhões em junho e 20 milhões em julho e precisamos a autorização da Anvisa tanto da importação da vacina quanto para o uso", diz o governador, confirmando a reunião dos governadores do Nordeste com a equipe técnica da Anvisa.