Governadores do Nordeste assinam acordo para mapas anuais de cobertura

Governador de Pernambuco disse que Nordeste assume compromisso importante com a sustentabilidade, com olhar mais aguçado sobre os biomas.

Governador Paulo Câmara | Foto: Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O termo de cooperação técnica entre o MapBiomas e o Consórcio Nordeste marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente, realizado nesta segunda-feira, 31, de forma virtural com a presença dos governadores Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), além do secretário José Bertotti (PE), que é responsável pela Câmara Técnica do Meio Ambiente.

O acordo prevê o desenvolvimento e implementação de uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e uso do solo do Brasil a partir de 1985 até os dias atuais (e posterior atualização anual).

O acordo, segundo o engenheiro e coordenador do Mapbiomas, engenheiro Tasso Azevedo,  prevê a cooperação técnica; instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha, e para Caatinga; criação de um Fundo Ambiental do Nordeste visando à estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais; pacto pela restauração dos ecossistemas da região; plano regional de contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na costa; ações articuladas de combate ao lixo no mar e programa de economia circular para os Resíduos Sólidos.

Segundo o governador do Pernambuco, Paulo Câmara, o momento é de otimismo com a celebração deste acordo de cooperação técnica. "A causa ambientalista é um passo importante no sentido de estabecer esse trabalho mútuo entre o Mapbiomas e o Consórcio", diz, enfatizando que o Mapbiomas vai produzir informações estratégicas para economia e o social com a colaboração de todos os órgãos estaduais.

Paulo Câmara criticou o desmatamento criminoso que ocorre no Brasil. "O Brasil é ator mundial importante de transição para energia limpa, mas esse trabalho não é realizado e assim, o País caminha na contramão e chama a atenção do mundo de forma negativa", diz.

Governador Paulo Câmara, do Pernambuco, defende maior preservação do meio ambiente (Agência Brasil)

Paulo Câmara diz que o Nordeste, neste momento, assume compromisso importante com a sustentabilidade, com olhar mais aguçado e cuidadoso sobre os biomas. Ele citou ainda o Relatório Atlas Remascente da Mata Atlântica, no qual foram 13 mil hectares desmatadas entre 2019 e 2020 e destacou que a restauração da Mata Atlântica precisa ser retomada de forma ousada. 

O governador de Pernambuco falou ainda do lançamento do edital para escolha de projetos para restauração de ambientes degradados de nascentes, que representa o início de importante plano de reflorestamento florestal de Pernambuco.

"Reafirmamos o compromisso de investir e trabalhar para que Brasil cumpra as metas do Acordo de Paris, pelo dever que tem de preservar o planeta", explica.

Coordenador da Câmara Técnica do Meio Ambiente, José Bertotti, destacou o observatório da zona costiera e marinha do Nordeste e citou ainda a necessidade de criar o observatório da Caatinga.

Bertotti falou do papel primordial das universidades na restauração da biodiversidade e no pacto pela recuperação dos biomas da região. "Temos que criar um sistema regional de unidades de convervação, integrande entidades estaduais, municipais e federais", comenta.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES