O governador piauiense Wellington Dias (PT) cumpriu agenda na última segunda-feira, 16 de setembro, em Natal (RN) com os líderes do Consórcio Nordeste. O encontro desencadeou na construção da Carta Natal.
Na ocasião, o grupo de governadores defendeu a manutenção e a expansão da Petrobras nos estados da região. No documento, eles manifestaram a necessidade de dialogar na busca dessa alternativa para a estatal que tem seus ativos colocados à venda pelo Governo Bolsonaro. “Os governadores do Nordeste manifestam sua profunda preocupação com os atuais sinais de drástica redução da presença da Petrobrás na região, tendo em vista o alto impacto da estatal na geração de emprego e renda, no desenvolvimento regional, cultural e socioambiental de nossas sub-regiões e cidades”, indica a carta em seu primeiro item.
Diante desse demonstrativo, o governador Wellington Dias destacou a preocupação dos estados nordestinos com a desmobilização de estatais como a Chesf e a própria Petrobras, que acarretam em consequências negativas na economia do nordeste. Na oportunidade, o líder do Poder Executivo também destacou a política de atração de investimentos com pautas que permitam o aumento da capacidade de investimento.
Dias sintetizou que estão sendo feitas agendas preparatórias, estratégicas para o Encontro dos Estados do Nordeste com a Alemanha, França e Espanha. “O objetivo é termos agendas que darão resultados para o nordeste, com atração de investimentos, financiamentos, acesso a fundos, com a garantia de uma política ambiental adequada, com o acesso, por exemplo, a fundos, como o das mudanças climáticas”, comentou Wellington.