Na manhã desta segunda-feira, o Governo Federal lançará a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Nessa segunda etapa do programa, deverão ser investidos cerca de R$1 trilhão em obras de infraestrutura, saneamento básico e habitação. O governador Wellington Dias já está em Brasília para participar da cerimônia. Logo depois, Dias se reunirá com o presidente Lula para tratar, entre outros assuntos, sobre os rumos da sucessão eleitoral.
Ainda em janeiro, o Estado do Piauí apresentou ao Governo Federal sua lista de prioridades para a segunda etapa do Programa. Segundo o governador, nessa segunda etapa deverão ser priorizadas obras de hidrelétricas, além de irrigação e outras obras de infraestrutura. ?O Piauí já tinha no PAC 1 projetos na área de hidrelétricas. A previsão agora é de que sejam investidos R$2 bilhões em hidrelétricas. Além disso, temos um conjunto de obras de outros pleitos para contemplar, como irrigação, a 2ª etapa dos tabuleiros litorâneos e Platôs de Guadalupe?, enumerou o governador.
Além dessas, a previsão é de que essa segunda etapa do Programa seja incluído ainda recursos para o aeroporto de Teresina, barragens, estradas. ?Queremos obras estruturantes para dar soluções a problemas antigos e dar condições de levar o Piauí ao desenvolvimento?, pontuou, acrescentando que o Governo Federal está priorizando obras federais, como estradas.
O governador lembrou que, na primeira etapa do programa, o Piauí foi contemplado com recursos para a área de saneamento, estradas, ferrovias, habitação e outros. ?Tivemos um conjunto de obras que foram possíveis devido aos investimentos do PAC. São recursos garantidos que dão agilidade na execução das obras. A meta é que se possa avançar também nessa segunda etapa?, conclui Dias. (M.M)