A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, realiza reuniões nesta quarta-feira (12/3) para tentar destravar a votação do Orçamento de 2025 no Congresso Nacional na próxima semana. Pela manhã, Gleisi se encontrou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e com os líderes do governo no Legislativo para discutir o andamento da proposta orçamentária. À tarde, ela recebeu no Palácio do Planalto o presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), deputado Julio Arcoverde (PP-PI), e o relator do Orçamento, senador Angelo Coronel (PSD-BA), para resolver pendências relacionadas ao parecer da peça orçamentária.
O principal impasse envolve um ofício que o governo precisa enviar ao Congresso, indicando os cortes necessários para incluir os programas Pé de Meia e Vale Gás no Orçamento. O relator estima que o Pé de Meia custará R$ 12 bilhões em 2025, e o Vale Gás, R$ 3,6 bilhões. O governo deve encaminhar o ofício até sexta-feira (14/3), segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).
A expectativa é que o Orçamento seja aprovado na próxima semana, antes do fim do mandato dos atuais membros da CMO. O calendário prevê a leitura do relatório na terça (18/3), a votação na CMO na quarta (19/3) e a aprovação no plenário do Congresso na quinta (20/3).