SEÇÕES

Gilmar Mendes é alvo de protesto na Argentina por foragido dos atos de 8 de Janeiro

Symon Filipe de Castro Albino, acusado de envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes, interrompeu palestra do ministro do STF em Buenos Aires.

Ministro do STF, Gilmar Mendes | Foto: Andressa Anholete/STF
Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi alvo de um protesto durante um evento realizado nesta quinta-feira (6) em Buenos Aires, na Argentina. A manifestação foi feita por Symon Filipe de Castro Albino, um dos acusados de participar dos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, que está foragido da Justiça brasileira.

O episódio ocorreu durante o Fórum de Buenos Aires, evento organizado pelo próprio ministro e que contou com a presença do ex-presidente colombiano Iván Duque e do chairman do BTG Pactual, André Esteves.

Durante uma pausa na palestra, Symon Albino se levantou na plateia e afirmou estar sendo acusado injustamente pelo ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relativos aos ataques de 8 de janeiro.

“O Alexandre de Moraes me acusa, e acusa outros que estão aqui no nosso meio, de 14 a 17 anos [de prisão] sem nem ter provas de ter entrado dentro dos prédios”, declarou o foragido.

Ele afirmou ainda que compareceu ao evento para “falar que existem pessoas de bem no meio do dia 8 [de janeiro]” e que “não cometeram crimes”.

De acordo com relatos, o protesto foi acompanhado em silêncio pelos presentes. O ministro e os demais palestrantes ouviram a fala do foragido, que foi posteriormente escoltado por seguranças até a saída da sala. O evento prosseguiu normalmente após o episódio.

Antes do protesto, Symon chegou a tirar uma fotografia com Gilmar Mendes nos corredores do local. Outros dois foragidos — Daniel Luciano Bressan e Claudiomiro Rosa Soares — também estavam presentes na plateia.

Bressan tem julgamento marcado para o dia 14 de novembro, acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Com informações da CNN Brasil.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também