O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) tomou posse nesta segunda-feira (26) como secretário de Desenvolvimento de São Paulo.
Ele foi empossado pelo governador José Serra em uma cerimônia que teve a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que derrotou Alckmin nas últimas eleições, de deputados estaduais e federais e secretários estaduais e municipais.
Em sua primeira entrevista como secretário, ele criticou a atuação do governo federal contra a crise econômica.
?Nos pareceu demorada a reação do governo?, disse, referindo-se ao corte na taxa de juros anunciada no dia 21 de janeiro. Ele destacou que a agência de fomento do governo, que ?será praticamente um BNDES paulista?, com recursos de quase R$ 1 bilhão. Segundo ele, boa parte da venda da Nossa Caixa será destinada à Nossa Caixa Desenvolvimento.
Alckmin desconversou quando questionado sobre sua aproximação com o governador José Serra e as eleições de 2010.
Disse que está no cargo para trabalhar e que seu apoio ?independe? de ser secretário. ?A melhor maneira de construir um bom cenário para 2010 é um bom governo?, respondeu.
Serra é apontado como um dos nomes do PSDB para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outro tucano, o governador Aécio Neves também é cotado como uma das opções de candidatura do partido.
O novo secretário disse que, na opinião dele, não haverá necessidade de prévias no PSDB se todos os ?possíveis candidatos? estiverem ?unidos?. ?Caso contrário, esse é um tema que cabe à direção partidária?, disse, acrescentando acreditar ser possível haver um entendimento.