Inserir as gestantes no grupo de prioridades da vacinação contra a Covid-19 é uma das pautas do deputado Francisco Costa (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa. Ele apresentou projeto de Lei para inclusão da mulher grávida entre as prioridades de imunização.
Segundo o deputado, o grupo precisa de atenção diferenciada e acredito quea expectativa é de que será distribuído para Comissão de Constituição e Justiça ainda nesta semana.
"Esse grupo ainda não foi consolidado pelo Ministério da Saúde como prioridade e no Piauí, possamos já caminhar neste sentido. Temos discutido isso na Assembleia Legislativa", disse.
O deputado diz que várias matérias do Governo do Estado já foram discutidas e votadas. Dentre elas, a mais importante é um projeto de lei que visa reduzir o analfabetismo no Piauí, inclusive, com esse projeto há intenção de, inclusive, garantir bolsa de estudo para esses alunos da Educação de Jovens e Adultos. "A iniciativa de conceder bolsa de estudo evita a evasão escolar, que é muito comum entre jovens e adultos", diz, esclarecendo que nestes dois anos, entre 2021 e 2022, a meta do Governo é investir na educação.
Francisco Costa diz que o Governo mantém uma base que garante sustentação política na Assembleia Legislativa. "Todos os deputados têm adotado compromisso com o projeto político do governador Wellington Dias, trabalhando com celeridade as matérias que são de interesse do Piauí", explica o deputado, enfatizando que há uma relação harmônica entre Executivo e Legislativo.
Saída do PP
Sobre a saída do Progressistas da base do Governo, o deputado diz compreender e respeitar a decisão tomada pelo partido. "Se não há mais compatibilidade em defender o mesmo projeto do governador Wellington Dias para o Piauí é natural seguir outro caminho", diz, declarando que mesmo com saída do PP, o Governo tem uma base de 20 deputados, o que dá tranquilidade para discussão e votação de matérias de interesse do Piauí.
"Quando os pensamentos são divergentes não há como se manter no mesmo lado", diz o deputado, afirmando ainda que o governador Wellington Dias sempre busca uma boa relação com o Parlamento e acredito que em 2021 não haverá dificuldade para apreciação das matérias de interesse do Governo do Estado", diz.