Flávio Dino suspende lei estadual que proíbe linguagem neutra em escolas do Amazonas

O ministro Flávio Dino determinou, na quarta-feira (29), a suspensão da lei estadual que proíbe o uso da linguagem neutra em materiais didáticos de instituições de ensino público ou privado no Amazonas.

Avalie a matéria:
Ministro da Justiça, Flavio Dino | Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

O ministro Flávio Dino determinou a suspensão da lei estadual que proíbe o uso da linguagem neutra em materiais didáticos de instituições de ensino público ou privado no Amazonas. A linguagem neutra refere-se à comunicação oral ou escrita que aplica um gênero neutro, ao invés do feminino ou masculino.

FUNDAMENTAÇÃO DA DECISÃO

Na decisão, Dino argumentou que é responsabilidade da União estabelecer diretrizes educacionais, o que impede que uma lei estadual trate do tema. Ele afirmou que, embora a língua seja dinâmica e as pessoas tenham o direito de falar como desejarem em suas vidas privadas, o uso de linguagem neutra em atos oficiais requer regulamentação da União. Isso incluiria alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Dino destacou que a liberdade no ensino não é absoluta.

"A liberdade de ensinar não é absoluta, encontrando limites nas normas regentes da educação, debatidas em espaços públicos, em ambiente democrático, com ampla participação da sociedade e da comunidade científica em geral. Dessa forma, a gestão democrática da educação nacional (CF, art. 206, VI) exige, inclusive para adoção ou não da linguagem neutra, o amplo debate do tema entre a sociedade civil e órgãos estatais, sobretudo se envolver mudanças em normas vigentes", cita.

SUSPENSÃO DE LEIS MUNICIPAIS

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu duas leis municipais em Ibirité (MG) e Águas Lindas (GO), que proibiam o uso e ensino da linguagem neutra na administração pública e nas escolas públicas e privadas.

ENTENDA O QUE É LINGUAGEM NEUTRA

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca adotar termos neutros em vez de expressões femininas ou masculinas (por exemplo, artigos e pronomes com marcadores de gênero). O objetivo é tornar a linguagem inclusiva, evitando discriminação com base na identidade de gênero, sexualidade ou outros aspectos de identidade.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES