O prefeito Firmino Filho deu posse, em solenidade na manhã desta segunda-feira (02), aos novos secretários do município. Em seu discurso, Firmino pediu o empenho dos gestores, principalmente nesse momento de crise que passa o país, e comentou as diretrizes que serão dadas nesse início de gestão.
"É uma alegria grande mais uma vez poder lutar pela cidade de Teresina. Devo registrar o sentimento de enorme responsabilidade, do enorme débito que temos com a cidade de Teresina. Essa cidade generosa, bondosa, que pela quarta vez nos confiou essa missão de enfrentar os desafios, de construir uma cidade melhor. Para que possamos honrar o compromisso assumido em praça pública e para isso não podemos estar sozinhos, precisamos estar com uma boa equipe e esta é a nossa grande e boa equipe, formada por pessoas de bem, que tem compromisso, fiéis a este modelo de administração. Pessoas sérias no tratamento com a população e com o bem público, competentes, que sabem entender com profundidade a nossa realidade. Fazemos parte de uma história e é importante que todos tenhamos consciência disso. Somos forjados nessa cidade. Ao longo do tempo, nosso grupo político tem recebido a confiança da cidade e acredito que isso não apenas acaso ou obra da sorte. É resultado de um processo de diálogo, de entendimento. Fazemos parte dessa história desde a época do professor Wall Ferraz, que nos ensinou a paixão por essa cidade, o trabalho, nos ensinou a fazer da Prefeitura um instrumento de transformação e melhoria da vida principalmente daqueles que mais precisam", destacou Firmino.
A equipe é formada em sua maioria por técnicos e a administração passou por uma reformulação, com a fusão das pastas da saúde, unificando a estrutura na Fundação Municipal de Saúde, comandada pelo ex-prefeito Sílvio Mendes. Também foi modificada a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, que passa a ser secretaria sob a administração de Marcilane Gomes. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos foi extinto e em seu lugar passa a existir a Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias, gerida por Erick Amorim.
O prefeito Firmino Filho recomendou aos novos secretários que estejam próximos do povo e que iniciem suas atividades com cautela, por conta crise. "A população de Teresina é por demais generosa e ela quer muito pouco dos gestores: acordar cedo, vestir a camisa da cidade, trabalhar porque o povo já está cansado de conversa fiada.O povo quer que seus gestores sejam solidários. Nosso povo é um povo trabalhador, acolhedor, solidário e esses valores é que eles querem do poder público. Essa conclamação que eu faço é para que possamos honrar a expectativa do povo", explicou.
Metas
Entre as metas estabelecidas pelo prefeito Firmino Filho para este ano estão o enfrentamento às filas de consultas e exames, avançar na educação, a nossa grande prioridade; continuar avançando na educação, fortalecendo a rede para garantir a universalização do ensino entre as crianças em idade de creche; avançar na assistência que respeite o direito das pessoas, especialmente daqueles mais marginalizados; estabelecimento do Sistema Municipal de Cultura e a revitalização da Lei A Tito Filho; avançar no esporte principalmente envolvendo crianças e jovens; reformulação do desenvolvimento urbano, construindo uma cidade com mais qualidade de vida, dando sequência ao processo de reformulação da legislação urbana e reformatar através de obras e serviços o funcionamento da cidade; avançar no desenvolvimento econômico com a geração de emprego e renda não apenas entre os pequenos e médios, mas continuando de forma agressiva a atração de investimentos.
Veja lista do secretariado
Educação – Kleber Montezuma
Planejamento – Washington Bonfim
Finanças – Jalisson Hidd
Administração – Manoel de Moura Neto
Governo – Charles da Silveira
Comunicação – Fernando Said
Strans – Carlos Augusto Daniel
IPMT - Paulo Dantas
Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) – Samuel Silveira
Fundação Wall Ferraz - James Guerra
Prodater - Eduardo Aguiar
Desenvolvimento Econômico – Aluísio Sampaio
Economia Solidária (Semest) – Ricardo Bandeira
Meio Ambiente – Olavo Braz
SDU Centro Norte – José João Braga
SDU Sul – Paulo Lopes
SDU Sudeste – Evandro Hidd
SDU Leste - João Pádua
SDR – Ricardo do Rego Monteiro
PGM – Georgia Nunes
Arsete – Edvaldo Marques
Secretaria da Mulher – Marcilane Gomes
Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marco Antônio Ayres
Esporte e Lazer – Renato Berger
Juventude – Zé Filho
Fundação Municipal de Saúde - Sílvio Mendes
Fundação Monsenhor Chaves - Luís Carlos Martins
Eturb - Pastor Levino de Jesus
Secretário Municipal de Parceria e Concessões - Erick Amorim