Fernanda Costa, filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, foi eleita como a décima vereadora mais votada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pelo MDB, com 7.355 votos. Ela está em liberdade enquanto responde a uma condenação por organização criminosa, decorrente da "Operação Epístolas" de abril do ano passado.
INVESTIGAÇÃO
Conforme a investigação, Fernanda auxiliava na transmissão de recados do pai por meio de códigos em cartas. "Os recados eram feitos com linguagem codificada para estabelecer comunicação com os integrantes do grupo criminoso e dificultar ações policiais e dificultar sua identificação", diz a denúncia do Ministério Público Federal, que serviu como base para condenação.
Fernanda negou todas as acusações, mas, segundo a decisão judicial, o MPF apresentou provas de sua participação no esquema liderado por Fernandinho Beira-Mar, o que resultou em sua condenação a 4 anos e 10 meses de reclusão em regime semiaberto.
SOBRE FERNANDINHO BEIRA-MAR
Fernandinho Beira-Mar, um dos líderes do Comando Vermelho, está atualmente na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. Ele foi transferido para lá em março deste ano, após a fuga de dois detentos da unidade de segurança máxima do Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O traficante foi condenado a mais de 300 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.