SEÇÕES

Fernando Haddad manifesta intenção de deixar o Ministério da Fazenda em fevereiro

Ministro diz que saída antecipada permitirá transição na política econômica e preparação do Orçamento de 2027.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta quinta-feira (18) que pretende deixar o comando da pasta em fevereiro de 2026 para colaborar com a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita durante um café com jornalistas, em Brasília. Segundo Haddad, a atuação em campanha eleitoral é incompatível com o exercício do cargo de ministro.

Pela legislação eleitoral, ministros que pretendem disputar as eleições de 2026 têm até 3 de abril do próximo ano para deixar o cargo. Haddad, no entanto, afirmou que prefere antecipar a saída para permitir que o sucessor conduza medidas iniciais da política econômica e prepare documentos orçamentários estratégicos.

Entre os motivos citados pelo ministro estão a elaboração do primeiro Relatório Bimestral de Receitas e Despesas de 2026, previsto para março, e o envio ao Congresso do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, que deve ocorrer até 15 de abril.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

“Em primeiro lugar, manifestei o desejo de colaborar com a campanha do presidente Lula. E isso é incompatível com os requisitos da Fazenda. Não tem como colaborar com a campanha [eleitoral de 2026] no cargo de ministro da Fazenda”, declarou Haddad.

“Então é nesse sentido que eu conversei com o presidente de que se o meu pleito for atendido de alguma maneira, de poder concorrer para a sua reeleição na condição de colaborador da campanha, uma troca de comando aqui seria importante”, acrescentou.

Haddad informou que já comunicou sua intenção ao presidente Lula e afirmou que aguardou a aprovação da LDO de 2026 e do projeto de lei que reduz incentivos fiscais, aprovado pelo Senado na quarta-feira (17), antes de tornar pública a decisão.

O ministro não confirmou se será candidato nas eleições de 2026 e disse que o presidente Lula informou que respeitará a decisão que ele tomar. “Eu disse a ele [Lula] que não tinha intenção de concorrer às eleições em 2026. E a resposta dele foi essa, que vai respeitar a minha decisão. Está tendo muita especulação”, relatou Haddad.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também