Com o fim do período chuvoso, o secretário da Defesa Civil do Estado, José Augusto, diz que a preocupação agora é com a seca verde. Ele informa sobre a grande demanda de municípios do Semiárido por carro pipa. "São lugares em que as chuvas não foram suficientes para recarregar os açudes", explica.
O secretário esclarece que o município de Fartura vive situação mais delicada e já precisa de carros pipas. A Defesa Civil, garante José Augusto, está fazendo levantamento de quantas cidades precisarão de abastecimento de água e afirma que junto com a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, vai traçar um plano para região.
Monitoramento
Na região norte, onde o índice pluviométrico foi maior, a Secretaria de Defesa Civil está monitorando os municípios de Teresina, Barras, Esperantina e Luzilândia. Nestas cidades são observados o nível dos rios Marataoan, Longá e Parnaíba.
O secretário disse que no momento a situação está sob controle, não há inundação. "Estamos concluindo um período chuvoso e a tendência é estabilizar e baixar o nível das águas", diz José Augusto, declarando que a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) faz o monitoramento diário e fornece informações para Defesa Civil estadual.