SEÇÕES

Faltam apenas 97 km para ferrovia ligar o Piauí ao Ceará; obra do trecho é autorizada!

A contratação do novo lote inclui a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com início das obras previsto para até 45 dias após a assinatura do contrato.

Transnordestina avança e ligará o Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará. | Foto: Divulgação/TLSA
Siga-nos no

O projeto da Ferrovia Transnordestina, fundamental para o escoamento de commodities no Nordeste, dá mais um passo importante em direção à sua conclusão. Nesta quinta-feira (5), foi assinada a ordem de serviço para a construção do lote 8, que interligará municípios do Ceará e viabilizará o trecho rumo ao Porto do Pecém, no estado.


Investimento bilionário e retomada da obra

O novo trecho, com 46 km de extensão, abrange as cidades de Baturité, Quixadá, Itapiúna e Capistrano, e contará com R$ 1 bilhão em recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) — parte de um aporte maior de R$ 3,6 bilhões destinado à ferrovia. O fundo é gerido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Durante a cerimônia em Baturité, o ministro da Integração, Waldez Góes, celebrou o avanço:

“Essa é mais uma obra que estava parada e foi retomada pelo presidente Lula. Com esse governo já abrimos, contando com o dia de hoje, oito lotes na Transnordestina. São mais de 3 mil trabalhadores atuando nessa construção, e essa nova obra ainda deverá gerar até mil novos empregos.”


Infraestrutura e cronograma de execução

A contratação do novo lote inclui a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com início das obras previsto para até 45 dias após a assinatura do contrato. Com o lote 8, passam a ser seis os trechos em execução — do 4 ao 8 e o 11 — avançando pelo interior do Ceará até a região portuária.

Faltam apenas os lotes 9 e 10, que somam 97 km, para completar a fase 1 do projeto, com a contratação final prevista para 2025.


Obra estratégica para o desenvolvimento regional

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a relevância da ferrovia para a economia nordestina e para o crescimento local:

“Esse é o maior projeto de infraestrutura do Nordeste brasileiro e traz uma nova esperança. Quando a Ferrovia Transnordestina estiver pronta, Baturité, o Piauí e o Ceará serão uma região com mais oportunidades de crescer. Vamos terminar essa obra. Essa é a determinação do presidente Lula.”


Progresso acumulado e expectativa para 2027

Até agora, já foram construídos 676 km de trilhos da linha principal da fase inicial da ferrovia. Com os 235 km em obras e os 46 km do novo lote, o trecho em execução chega a 281 km, o que representa cerca de 75% de avanço físico da fase 1. A previsão é que a conclusão ocorra até 2027.

A expectativa é que em 2025 tenha início o comissionamento da linha, com os primeiros trens transportando cargas como soja, milho, farelo de soja e calcário, partindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí rumo ao centro-sul do Ceará e também ao estado de Pernambuco.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também