O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Fábio Novo concedeu entrevista nesta quinta-feira (12), ao Jogo do Poder do Jornal Agora. Na oportunidade, ele apontou as metas para 2023, atuando em conjunto com a nova gestão do Estado, destacando ainda sobre o plano de acompanhamento do cumprimento de programa de governo de Rafael Fonteles.
Tratando das eleições para Prefeito de Teresina em 2024, o deputado foi questionado sobre a possibilidade de candidatura própria do PT e a chance de lançamento do seu nome para a disputa. Fábio direcionou a decisão da candidatura de nomes da sigla ao Diretório Municipal de Teresina e avaliou o assunto como complexo.
“Agora a minha opinião, que não é o sentimento do partido. Todo partido é constituído para conquistar o poder. Então um partido na envergadura do PT, na minha opinião, se puder, deve ter candidato para prefeito nas 224 cidades do Piauí, pois lá no final, quando se concluir a eleição e a sigla aumentar o número de prefeituras, é uma vitória partidária”, descreveu.
Falando na liderança do governo na Assembleia, Fábio Novo sinalizou sobre a relação com a Oposição na Casa. O mesmo relatou possuir boas relações com os parlamentares oposicionistas e a necessidade de se estabelecer diálogo a fim da fluidez nas decisões.
“Nós temos que viver e conviver durante quatro anos com deputados e deputadas que foram eleitos pela bancada do governo e pela oposição. Minha relação com eles é a melhor possível. Nós temos que fazer o exercício do diálogo com eles, o exercício inclusive da tolerância, que nesse país tentou se acabar”, explicou o deputado.
Ainda segundo o deputado, o que foi escrito no plano de governo de Rafael deve ser seguido, visando auxiliar nas demandas do Estado. Com a nova administração, tornando possível o diálogo com os parlamentares, Fábio Novo anseia pela melhoria nas áreas essenciais que necessitam de mais atenção.
“Vamos observar pontos importantes das bandeiras que defendo, uma das mais conhecidas é a cultura, mas também a educação. Quero dar um olhar especial nesse mandato para a causa animal e do meio ambiente, com foco especial na educação, que observemos mais escolas de tempo integral”, pontuou.