O ex-presidente José Sarney afirmou na manhã deste sábado (15) que os recentes acontecimentos relacionados ao plano de golpe de Estado no Brasil foram "extremamente danosos" e "repudiados pelo povo brasileiro e todas as classes". A declaração foi feita na Praça dos Três Poderes, em Brasília, durante evento comemorativo dos 40 anos da redemocratização no país.
Eu acho que esses acontecimentos foram extremamente danosos e ao mesmo tempo repugnados pelo povo brasileiro e por todas as classes, mas nós tivemos a certeza de que as instituições que foram criadas por nós durante a transição, elas foram tão fortes que já atravessaram dois impeachments, uma tentativa de mudança do Estado de lei. No dia 8 de janeiro e agora, livremente, o nosso Supremo Tribunal está julgando o que ele apurar que sejam culpados.
O evento no Panteão da Pátria tem como objetivo "reconhecer o papel dos principais personagens" na reconstrução da democracia, conforme os organizadores. A data celebra a posse do ex-presidente José Sarney, em 1985, após 21 anos de ditadura militar.
“Nós estamos em plena democracia, funcionando. Como todo país funciona. Nos Estados Unidos, eles tiveram quase a mesma situação e não abalaram a democracia americana. E aqui também não, porque nós estamos com as instituições muito fortes, das Forças Armadas, do Poder Civil, do Congresso, dos tribunais e a sociedade funcionando livremente. Nós estamos num clima de absoluta liberdade que conquistamos o povo brasileiro através da transição democrática. Agora, o que devemos ter presente é sempre aquilo que nós, que eu fui membro da UDN antigamente, nós temos como bandeira: Liberdade e eterna vigilância”.
(Com informações da CNN Brasil)