O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai viajar na segunda-feira para Angola e em seguida para Abuja, capital da Nigéria, onde participará do Fórum Econômico Mundial para a África. A agenda de Lula no fórum africano prevê, a partir de quinta-feira (8), reuniões bilaterais com autoridades do continente, encontros com lideranças da juventude e de movimentos sociais e uma entrevista com o secretário-executivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para a África, Carlos Lopes, em sessão transmitida ao vivo na internet. O brasileiro vai retornar a São Bernardo do Campo na próxima sexta-feira, dia 9 de maio.
O evento, versão africana do Fórum Econômico Mundial que acontece todos os anos na cidade suíça de Davos, vai reunir chefes de Estado e de governo locais, autoridades e lideranças internacionais, empresários e representantes da sociedade civil. No dia 9, antes de voltar para o Brasil, Lula vai participar do painel "Promovendo Inovação para a Agricultura e Sistemas de Alimentação", a convite de Kofi Annan. Ele vai discutir com autoridades e empresários estratégias para o desenvolvimento da energia e da agricultura na África.
Em Angola, na primeira parada do continente africano, o ex-presidente vai visitar o programa de agricultura familiar do Pólo Agroindustrial de Capanda, no interior do país, e o Centro de Formação Profissional que tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No dia seguinte, quarta-feira, Lula se encontrará com o presidente da Angola, José Eduardo dos Santos.