O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa amanhã as sessões de radioterapia que fazem parte de seu tratamento contra um câncer na laringe, informou nesta terça-feira (3) a assessoria de imprensa do Instituto Lula.
No último dia 13 de dezembro, Lula recebeu alta médica após passar pela terceira e última sessão de quimioterapia. O Hospital Sírio-Libanês, entretanto, ainda não confirma a internação de Lula amanhã.
O ex-presidente deve voltar hoje para sua casa, em São Bernardo do Campo (ABC Paulista), após passar férias com a família em sua casa de veraneio em Atibaia, no interior de São Paulo.
Lula pretende retornar à vida política em março, para acompanhar os candidatos do PT que disputarão as eleições municipais de outubro do ano que vem.
Depois da fase de quimioterapia, que reduziu o tumor canceroso em 75%, segundo apontaram os médicos que tratam Lula no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, passa para a próxima etapa do tratamento, a radioterapia, que deve durar entre seis e sete semanas. Durante esse período, Lula terá fortes restrições à fala no período. De acordo com informações fornecidas por amigos, as sequelas da quimioterapia foram mínimas.
A nova fase do tratamento tem o propósito de eliminar os resíduos do tumor, que inicialmente era de três centímetros. Conforme divulgação da equipe médica, Lula não precisará ser internado.