
O ex-senador pelo Piauí, Freitas Neto, recebeu, na última terça-feira (25) uma homenagem pelos relevantes serviços e contribuições prestadas ao município de José de Freitas.
O ato aconteceu na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI) do município de José de Freitas. O momento destacou diversas obras que foram idealizadas e realizadas com o apoio de Freitas Neto.
Local onde a homenagem foi recebida, o Instituto, por exemplo, foi conquistado por meio de articulação do ex-senador, que foi instalado logo após a inauguração da Barragem do Bezerro,uma outra grande iniciativa da época.
PERFIL
Eleito deputado estadual via ARENA em 1974 e 1978, presidiu a Assembléia Legislativa do Piauí entre 1977 e 1979, durante os governos de Dirceu Arcoverde e Djalma Veloso. Secretário de Governo de Lucídio Portela, foi eleito deputado federal pelo PDS em 1982, porém licenciou-se mediante sua nomeação para prefeito de Teresina no primeiro governo Hugo Napoleão, a quem seguiu quando da fundação do PFL.
Em 1986 foi candidato a governador do Piauí, mas perdeu para Alberto Silva. Em 1987 foi nomeado presidente da TELEPISA (Telecomunicações do Piauí S/A) pelo ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, e a seguir foi eleito presidente do diretório estadual do PFL no Piauí.
Em 1990 foi eleito governador do Piauí pela Frente de Recuperação do Piauí, quando derrotou em segundo turno o professor Wall Ferraz. Em 1994 foi eleito senador, licenciando-se em 1998 para assumir o cargo de ministro extraordinário das Reformas Institucionais a convite do presidente Fernando Henrique Cardoso.