Ex-esposa de prefeito do PL se lança candidata contra o grupo dele e é atacada

A afirmação do prefeito sobre inelegibilidade da ex-esposa foi considerada falsa, pois a separação ocorreu dentro do prazo permitido.

O prefeito Valdenei de Souza, do PL, foi multado por publicações contra a ex-esposa e adversária. | Reprodução/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná aplicou uma multa ao prefeito de Palmital, Valdenei de Souza (PL), por divulgar informações difamatórias sobre sua ex-esposa e pré-candidata oposicionista à sua sucessão, Silvania Schmitz. A decisão veio após uma publicação feita pelo prefeito no dia 3 de julho, que foi considerada propaganda eleitoral antecipada negativa.

Valdenei de Souza está cumprindo seu segundo mandato consecutivo e Silvania é pré-candidata pelo PSB. Ele afirmou que ela seria inelegível devido ao divórcio em 2022. No entanto, o Tribunal apontou que a separação ocorreu em 2020, o que não impede a candidatura dela. 

Leia Mais

O juiz Eduardo Schmidt Ortiz, da 134ª Zona Eleitoral de Palmital, considerou que a publicação tinha o objetivo de prejudicar a imagem pública de Silvania e desequilibrar a disputa eleitoral. A sentença estipulou uma multa de R$ 15 mil, com correção monetária e juros de mora.

As postagens foram removidas das redes sociais após a decisão judicial. O PSB entrou com uma representação contra Valdenei, alegando propaganda eleitoral negativa extemporânea e pedindo uma multa de R$ 25 mil, além da remoção das publicações. O Facebook cumpriu a ordem judicial e excluiu o conteúdo.

O Ministério Público Eleitoral solicitou a investigação dos fatos pela Polícia Federal para apurar possíveis crimes eleitorais. As infrações citadas incluem a divulgação de informações falsas, calúnia, difamação, injúria e violência política de gênero, conforme os artigos 323, 324, 325, 326 e 326-B do Código Eleitoral. As informações foram publicadas pelo blog Politicamente.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES