Nesta segunda-feira (20), Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos, assumindo o cargo após realizar o juramento no Capitólio, sede do Congresso americano. Antes da cerimônia, ele se encontrou com Joe Biden, que encerrou seu mandato no mesmo dia.
"A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nossa prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre", disse Trump.
Em seu discurso de posse, Trump demonstrou otimismo e afirmou que o país voltará a prosperar após uma "crise de confiança". Ele também irá assinar as primeiras ordens executivas de seu governo. Devido ao frio, a cerimônia foi realizada em um espaço fechado do Capitólio.
EXPULSAR IMIGRANTES
No discurso, o presidente anunciou que, ainda nesta segunda-feira, assinará uma ordem executiva declarando emergência nacional na fronteira com o México. Ele também prometeu expulsar imigrantes que entrarem ilegalmente, renomear o Golfo do México como Golfo da América e classificar cartéis mexicanos como organizações terroristas.
TRUMP DE VOLTA
Quatro anos após seu primeiro mandato, o republicano retorna à Casa Branca com processos resolvidos e sem a influência de líderes do Partido Republicano. Ele inicia o governo com a assinatura de dezenas de ordens executivas focadas em políticas anti-imigratórias, que podem impactar brasileiros em situação irregular, e medidas tributárias favoráveis aos magnatas de sua gestão.
A estratégia repete ações controversas de sua primeira gestão, como o muro na fronteira com o México e restrições a vistos para cidadãos de países muçulmanos.
TRAJETÓRIA
Donald Trump retorna à Casa Branca ao lado de Melania, sua terceira esposa. Pai de cinco filhos e avô de dez netos, Trump não construiu sua fortuna do zero, mas contou com o apoio financeiro de seu pai, Fred Trump, que investiu no mercado imobiliário de Nova York nos anos 1950.
Formado em economia pela Universidade da Pensilvânia, Trump assumiu a imobiliária da família em 1968, expandindo negócios em Nova York e no exterior, sempre com o nome da família estampado em prédios, hotéis, campos de golfe e cassinos.