De Norte a Sul do Brasil, passando pelos biomas do Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia, o G20 percorre o país com uma série de reuniões técnicas e específicas. Após encontros iniciais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o grupo realizará eventos nas cinco regiões do país.
Assumindo pela primeira vez a presidência do G20, o Brasil focou em temas sociais como a erradicação da fome e da pobreza. Para isso, criou-se uma força-tarefa dedicada a estabelecer uma Aliança Global contra esses males, com lançamento previsto para novembro. Até lá, diversos encontros serão conduzidos, incluindo o que acontece em Teresina até o dia 24 de maio, com ampla participação de membros do G20, países convidados e organismos internacionais.
Essas discussões visam detalhar o funcionamento, governança e adesão à aliança, oferecendo um conjunto de políticas eficazes contra a fome e a pobreza. Além de Teresina, neste mês, o G20 continua suas reuniões em Recife, que sediará o Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação a partir do dia 22. Outras agendas ocorrerão em Belo Horizonte, com o Grupo de Trabalho de Transições Energéticas, e em Salvador, com o Grupo de Desenvolvimento. No total, 16 cidades brasileiras receberão eventos do fórum.
O QUE É O G20?
O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional fundado em 1999, que reúne as principais economias do mundo, incluindo 19 países e a União Europeia, além da União Africana.
QUAL EVENTO JÁ ACONTECEU EM TERESINA?
No último dia 20, a capital do Piauí sediou a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). A Caisan integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), e tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública afetos à área de Segurança Alimentar e Nutricional.
QUANDO AS DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS CHEGAM?
As 52 delegações internacionais começaram a chegar em Teresina nesta terça-feira, 21 de maio, onde participarão da terceira reunião da Força-Tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que inicia nesta quarta-feira (22) no Centro de Convenções.
Com encontros restritos até sexta-feira (24), a reunião contará com os representantes dos países membros do G20 para finalizar os termos da aliança. É a primeira vez que o Brasil sedia reuniões do grupo, e Teresina é uma das 13 cidades anfitriãs.
O QUE FEZ TERESINA SER ESCOLHIDA?
A escolha de Teresina e outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste reflete a descentralização desta edição, promovendo maior representatividade e acessibilidade do G20. Além de fomentar o turismo e o intercâmbio cultural, essa escolha visa destacar o sucesso do Piauí no combate à pobreza. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou que o Piauí deixou de ter municípios entre os mais pobres do Brasil e avançou em educação, economia e expectativa de vida, fazendo jus à responsabilidade de sediar o evento.
O governador Rafael Fonteles reforçou que o Piauí aproveitará a oportunidade para atrair investimentos e mostrar suas vantagens cooperativas, destacando o combate à pobreza e à fome como prioridades. Durante o Fórum G20 no Brasil, temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção serão abordados.
DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS CONHECERÃO PROJETOS MADE IN PIAUÍ
Após três dias de discussões, as delegações do G20 visitarão programas de combate à fome no estado. Na sexta-feira (24), conhecerão a horta comunitária do povoado Ave Verde e a Quitanda da Agricultura Familiar na UFPI, onde técnicos poderão observar a produção local e a comercialização de alimentos cultivados por agricultores familiares.