A Constituição iraniana estabelece que, em caso de morte do presidente, o primeiro vice-presidente assume interinamente os poderes e funções do presidente, com a aprovação do Líder Supremo.
ORGANIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES: Além disso, a Constituição determina que os três chefes dos poderes da República – o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário – devem organizar uma eleição para escolher um novo presidente no prazo de 50 dias após o vice-presidente assumir o cargo interinamente.
O PAPEL DE MOHAMMAD MOKHBER: Atualmente, o primeiro vice-presidente é Mohammad Mokhber, que precisa da aprovação do Líder Supremo, aiatolá Ali Khamenei, para assumir o cargo de presidente interino. Autoridades informaram que Mokhber estava a caminho do local onde o helicóptero do presidente caiu.
AUTORIDADE DO LÍDER SUPREMO: O Líder Supremo do Irã é a autoridade final em assuntos internos e externos na República Islâmica, possuindo mais poder que o próprio presidente do país.
RELAÇÃO ENTRE RAISI E KHAMENEI: Diferente do ex-presidente moderado Hassan Rouhani, o atual presidente Ebrahim Raisi tem promovido uma aliança próxima com Khamenei. Muitos iranianos acreditavam que Raisi seria o sucessor de Khamenei como Líder Supremo.