Enem do servidor: saiba tudo sobre o concurso unificado para o serviço público

A iniciativa, proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, pretende agilizar a contratação de servidores

Enem do servidor: saiba tudo sobre o concurso unificado para o serviço público | Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No próximo mês de fevereiro, o governo federal está programando a realização do Concurso Nacional Unificado, cujo objetivo é preencher aproximadamente 8 mil vagas disponíveis em diversos ministérios e órgãos do serviço público federal. Em contraste com o sistema de seleção atual, no qual cada órgão conduz seu próprio processo de seleção e aplica exames de maneira independente, este concurso propõe uma abordagem singular. Ele será conduzido simultaneamente em 179 cidades em todo o território nacional.

A iniciativa, proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos,  pretende agilizar a contratação de servidores, reconstruindo a capacidade dos órgãos públicos federais após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

Com inspiração no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Concurso Nacional Unificado será realizado simultaneamente em 179 cidades de todo o país. O objetivo é ampliar e democratizar o acesso da população brasileira às vagas do serviço público federal, além de aumentar a diversidade sociodemográfica e territorial dos servidores públicos.

“Quanto mais o perfil do servidor estiver alinhado com o perfil da população, melhor para o governo. Quanto mais essa burocracia for representativa do coletivo da nação, as políticas públicas também serão mais representativas, dando melhores entregas em serviços para a população”, explica o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr.

Porém, essa descentralização da realização das provas não tem relação com a lotação dos servidores após a aprovação no concurso. Segundo o Ministério da Gestão, a maioria das vagas será destinada a Brasília, onde ficam as sedes dos órgãos públicos federais, mas existe a possibilidade de atuação fora da capital federal, dependendo da demanda de cada órgão. Entretanto, isso só será definido depois da aprovação no certame.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES