Em vitória para Trump, EUA dão imunidade parcial a ex-presidentes

Juízes entenderam pela 1ª vez que ex-presidentes têm direito a imunidade em atos oficiais, mas não em casos não oficiais.

Avalie a matéria:
Em vitória para Trump, EUA dão imunidade parcial a ex-presidentes | Imagem: Reprodução/Instagram

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (1º) que o ex-presidente Donald Trump tem direito a imunidade parcial nos processos judiciais que enfrenta. Considerada uma vitória para Trump, a decisão deve atrasar os julgamentos, que podem ocorrer apenas após as eleições presidenciais de 5 de novembro. Trump é candidato pelo Partido Republicano

A decisão não concede imunidade automática a Trump, mas estabelece que ex-presidentes dos EUA têm o direito de solicitá-la em julgamentos criminais. Assim, o caso retornará aos tribunais de 2ª instância, que deverão decidir se Trump é imune em cada um dos três processos. 

Por seis votos a três, os juízes determinaram, pela primeira vez na história dos EUA, que ex-presidentes têm direito a imunidade absoluta, mas apenas para atos cometidos durante seu mandato. 

TRUMP CELEBROU A DECISÃO

Esse é o caso do processo que acusa Trump de conspirar para reverter o resultado das eleições de 2020 e incitar a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ele havia perdido para Joe Biden, mas ainda estava na presidência. 

Trump se tornou réu nesse processo em agosto de 2023, mas a data para o julgamento ainda não foi marcada. Em sua própria rede social, a Truth Social, Donald Trump celebrou a decisão, que classificou de uma "grande vitória para a nossa Constituição e a democracia".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES