O senador Marcos do Val (Podemos-ES), alvo de medidas cautelares do STF, gravou um vídeo nesta sexta-feira (25), em Orlando (EUA), afirmando que "não está fugindo". Durante o recesso parlamentar, ele deixou o país mesmo sob ordem do ministro Alexandre de Moraes, que determinava a apreensão de seu passaporte. Do Val saiu do Brasil por Manaus (AM), utilizando passaporte diplomático, apesar da proibição vigente.
Não estou aqui fugindo, estou curtindo e dando atenção à minha filha no parque Universal Orlando. Alexandre de Moraes recebeu com 15 dias de antecedência, informações de onde eu estaria, qual era o meu voo, o hotel que eu estou e até os ingressos que eu comprei, afirmou o senador no vídeo.
Em agosto de 2023, o ministro Alexandre de Moraes determinou a apreensão dos passaportes de Marcos do Val, inclusive o diplomático, e o bloqueio de R$ 50 milhões em sua conta, no âmbito de um inquérito da PF sobre ataques à instituição.
A PF chegou a cumprir mandados em endereços do senador, mas o passaporte não foi encontrado. Em 15 de julho, do Val pediu autorização ao STF para viajar com a família a Orlando, mas o pedido foi negado no dia seguinte.
Moraes afirmou que o senador deve se adequar às medidas cautelares. Apesar disso, do Val viajou e disse, em nota, que sua saída foi informada previamente e ocorreu com “documentação diplomática regular”.