A CPI da Pandemia recebeu novos requerimentos. O senador Humberto Costa (PT-PE) protocolou pedidos em que convoca o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e também o assessor do Palácio do Planalto Filipe Martins. Filipe também é alvo de pedido de convocação de outro requerimento, do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).
Ainda não há data para votação dos requerimentos. O vereador Carlos Bolsonaro e Filipe Martins foram citados pelo presidente regional da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, como participantes de uma reunião no Palácio do Planalto com a Pfizer em dezembro de 2020.
Omar Aziz e Renan Calheiros são presidente e relator da CPI (Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Pelo Twitter, o senador Alessandro Vieira explicou que as convocações se devem a essa “reunião paralela” que teria ocorrido para tratar das propostas da Pfizer para venda de vacinas ao Brasil.
Alessandro também requereu à CPI a quebra de sigilos do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, também participante da reunião.
Humberto apresentou, ainda, requerimentos para pedir informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o spray nasal israelense de combate à covid-19; para solicitar informações ao Ministério da Saúde e ao Conitec a respeito de incorporação tecnológica ou protocolo clínico relacionado à covid-19.