SEÇÕES

Em greve de fome, Glauber Braga diz que vai passar fim de semana em plenário

Até o meio-dia desta sexta-feira (11), já acumulava 60 horas sem se alimentar. Para evitar uma desidratação severa, por recomendação médica, ele está consumindo apenas soro fisiológico, isotônico e água.

Deputado Glauber em plenário | Foto: Vinícius Cassela/g1
Siga-nos no

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou que vai permanecer na Câmara dos Deputados durante todo o fim de semana, dando continuidade ao protesto que realiza contra o processo que pode resultar na cassação de seu mandato.

Desde quarta-feira (9), o parlamentar está em greve de fome e tem dormido no plenário de uma das comissões da Casa. Até o meio-dia desta sexta-feira (11), já acumulava 60 horas sem se alimentar. Para evitar uma desidratação severa, por recomendação médica, ele está consumindo apenas soro fisiológico, isotônico e água.

O processo contra Glauber foi instaurado após um episódio ocorrido em abril de 2024, quando o deputado expulsou, com chutes e empurrões, um manifestante do grupo de direita Movimento Brasil Livre (MBL) das dependências da Câmara.

Na primeira noite de protesto, Glauber dormiu no chão da sala, ao lado do telão. Já na noite seguinte, aceitou o uso de um colchão, travesseiro e cobertor, após insistência de sua equipe. Ele também deixou o local brevemente para tomar banho em casa, retornando em seguida.

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), esposa de Glauber, tem acompanhado o protesto de perto, permanecendo com o marido durante o dia e retornando à noite para cuidar do filho do casal, de 3 anos, que também visitou o pai na quinta-feira (10). A irmã do parlamentar também chegou a Brasília para prestar apoio.

"Neste momento, o que nos cabe é oferecer suporte — logístico, emocional, médico. E somos muito gratos por toda a solidariedade que temos recebido de todos os lados", afirmou Sâmia.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também