Elon Musk compara Alexandre de Moraes a Voldemort em publicação polêmica

A comparação aconteceu após o X anunciar o fechamento de seu escritório no Brasil.

Elon Musk compara Alexandre de Moraes a Voldemort em publicação polêmica | Imagem: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, publicou neste sábado (17.ago.2024) uma foto em que compara o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ao vilão Lord Voldemort, da saga de livros "Harry Potter". Em seu perfil na rede social, Musk sugeriu que o ministro se parece com o personagem fictício, afirmando: "A semelhança é incrível".

Imagem: Reprodução

CONTEXTO DA PUBLICAÇÃO

A comparação aconteceu após o X anunciar o fechamento de seu escritório no Brasil. Segundo a empresa, a medida foi tomada porque Alexandre de Moraes teria "ameaçado o nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens". A decisão foi acompanhada por críticas de Musk, que continua a se opor publicamente às ações do magistrado.

REAÇÃO DO X À DECISÃO JUDICIAL

O perfil de Relações Governamentais Globais do X divulgou a íntegra de uma suposta decisão de Moraes, que tramita sob sigilo. Na imagem compartilhada, é possível ver que o ministro pediu o bloqueio de perfis que publicaram mensagens consideradas "antidemocráticas" ou contendo discursos de ódio contra autoridades. A empresa, no entanto, não teria cumprido as ordens judiciais.

Diante da resistência do X, Moraes aumentou a multa e deu um prazo de 24 horas para o bloqueio das contas, sob pena de decreto de prisão por desobediência.

MEDIDA IMEDIATA E IMPACTO NO BRASIL

Segundo o X, a decisão de encerrar as operações no Brasil foi tomada com efeito imediato, mas a rede social continua disponível para os usuários brasileiros. Em outra publicação, Musk afirmou que a decisão de fechar o escritório no país "foi difícil", mas que "se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do @alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES