Elmano Freitas (PT) tomou posse como governador do Ceará na manhã deste domingo (1º). A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa, sendo presidida pelo deputado Evandro Leitão (PDT), atual presidente da Casa. Também foi empossada Jade Romero (MDB) como vice-governadora do estado.
Em discurso rápido, já que Elmano pretende viajar a Brasília para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o novo governador se emocionou ao lembrar da juventude. "Trago comigo, desde muito jovem, na zona rural de Baturité, minha terra, um sentimento que me move e me dá forças para lutar contra as injustiças e contra a desigualdade. E para isso sei que poderei contar com o imprescindível apoio do legislativo cearense."
Também participaram da posse o senador eleito e futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, José Valdomiro Távora de Castro Júnior. Esteve presente ainda o ex-governador Lúcio Alcântara.