O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na quinta-feira, 07 de outubro, o deferimento das candidaturas de Diego Melo (Patriotas), Dr Pessoa (MDB), Gessy Fonseca(PSC) e Fábio Sérvio (PROS). Com isso, elas estão oficialmente confirmadas no pleito majoritário de Teresina no dia 15 de novembro de 2020.
Nesta semana, a Justiça Eleitoral já havia dado o aval para outras seis candidaturas à Prefeitura de Teresina, são elas: Simone Pereira (PSD, Lucineide Barros (PSOL), Fábio Abreu (PL), Pedro Laurentino (UP), Kleber Montezuma (PSDB) e Gervásio Santos (PSTU). Três candidatos ainda aguardam o aval.
Ao todo, 13 candidatos devem concorrer ao posto máximo do Poder Executivo Municipal nas eleições da capital piauiense neste ano, um recorde absoluto.
Cabe ressaltar finalizou no último domingo (4) o prazo para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral impugnar os pedidos de registro de candidatos que foram apresentados pelas agremiações partidárias ou coligações. A Justiça Eleitoral abriu este prazo para que sejam feitos os devidos questionamentos às candidaturas requeridas. As impugnações são ações judiciais que solicitam, à Justiça Eleitoral, o indeferimento do pedido de registro de um determinado candidato.
Também no domingo (4) finalizou o prazo para o cidadão, no gozo de seus direitos políticos, dar ao juiz eleitoral notícia de inelegibilidade de candidato, conforme estabelecido no Código Eleitoral.
O prazo estipulado, nos dois casos, é de cinco dias contados da data da publicação do edital de candidaturas requeridas pelos partidos políticos ou coligações.