O candidato a deputado federal, Silas Freire (Solidariedade), tem desenvolvido propostas pensadas principalmente, em melhorar a segurança pública do Estado do Piauí. Um dos projetos é a criação da Polícia Comunitária de Quarteirão.
A ideia é que a organização esteja ligada diretamente com a comunidade, onde uma viatura militar com policiais militares ficarão responsáveis pelo o policiamento de quarteirões na comunidade. Além disso, seria realizado um levantamento e também uma dimensão geográfica de cada espaço.
Em sua proposta, os policiais também estariam conectados diretamente com a população, através de números via WhatsApp, para que todo o processo aconteça de forma rápida.
Para Silas Freire, o acesso mais facilitado à Polícia é uma necessidade.
“A comunidade não consegue mais acessar a polícia através dos canais de ligações como o 190. É um sistema arcaico, de difícil acesso, pouco atendido e que não tem funcionado. Eu irei propor ao governador Rafael Fonteles, caso seja eleito, e darei todo suporte de manutenção, através das minhas emendas parlamentares, principalmente nas maiores cidades, como Teresina e Parnaíba, que já sofrem constantemente com a violência.”