Sarto Nogueira (PDT) é eleito prefeito de Fortaleza. Com 100% das urnas apuradas, Sarto somou 668.652 votos, equivalente a 51,69%, e está matematicamente eleito. Capitão Wagner soma 612.769 votos, equivalente a 48,31% dos votos válidos.
Sarto fez uma ampla coligação no 1º turno das eleições 2020 e ampliou a aliança no segundo, após atrair os candidatos derrotados. O prefeito eleito teve como principais apoiadores Cid e Ciro Gomes. Capitão Wagner foi o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro em Fortaleza.
Em entrevista no momento da votação, neste domingo (29), Sarto disse que a prioridade de seu mandato será trabalhar para amenizar as crises sanitária e econômica causadas pela pandemia de coronavírus.
"Em primeiro, e eu diria simultâneo, a questão da crise sanitária e da crise econômica. Vamos trabalhar pra recuperar a economia, principalmente na periferia."
Logo que o TSE confirmou a vitória de Sarto, o governador do Ceará e aliado político do prefeito eleito, Camilo Santana, parabenizou o vitorioso. "Uma vitória da defesa da verdade, do respeito, da paz e do reconhecimento ao trabalho e à enorme disposição para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente."
Sarto Nogueira tem 61 anos de idade e é casado com Natália Herculano. Eles criam três cachorros, incluindo a cadela Marrion, da raça Lulu da Pomerania, que virou mascote da campanha e inspirou memes na internet.
Histórico político
Sarto Nogueira foi eleito deputado estadual por sete vezes, desde 1994. Antes, em 1988, ele foi eleito vereador de Fortaleza pelo Partido Democrata Cristão (PDC), sendo reeleito em 1992. Na eleição mais recente, em 2018, ele obteve 68.937 votos.
Ele também é médico formado pela Universidade Federal do Ceará e o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Assim como Roberto Cláudio há oito anos, Sarto foi eleito prefeito de Fortaleza enquanto assumia o cargo de presidente do legislativo estadual.