A disputa à prefeitura de São Luís será decidida no segundo turno das eleições 2016. O atual prefeito e candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ficou com 45,66% dos votos válidos (239.737). Ele vai enfrentar o candidato do PMN, o advogado Eduardo Braide que obteve 21,34% (112.041).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 92.804 abstenções (14,07%). Do total do eleitorado, 659,7 mil aptos a votar em São Luís, maior colégio eleitoral do Estado, 566.975 eleitores compareceram às urnas. Votos Brancos somaram 16.535 (2,92%), enquanto 25.449 eleitores (4,49%) votaram nulo.
Filiado ao PDT desde agosto de 2015, o atual prefeito da capital maranhense conta com o apoio de 13 partidos para a sua reeleição. "Trabalhamos durante todo o primeiro turno de maneira intensa levando a nossa mensagem aos eleitores em São Luís. Praticamente todos os dias nós fazíamos caminhadas nos bairros e vamos continuar da mesma forma no segundo turno. Temos a consciência tranquila que fizemos uma grande gestão, pois assumimos a Prefeitura com muitas dificuldades. Organizamos a Casa e fizemos um bom planejamento e depois colhemos os frutos. Vamos continuar levando esta mensagem", afirmou.
Eduardo Braide é presidente do Diretório Estadual do partido e já presidiu a Caema. Além disso, é advogado e já está em seu segundo mandato de deputado estadual. "Hoje é um dia de agradecimento. Agradecer a Deus, a minha família, mas sem sombra de dúvidas, agradecer ao povo da minha cidade. Em uma eleição, o protagonista é o candidato, ele se destaca, mas essa eleição foi diferente. Quem se destacou foi o povo de São Luís, que fez história. Esse povo conseguiu fazer com que um candidato sozinho e um partido que teve apenas dez segundos no programa de televisão no primeiro turno chegasse ao segundo turno. Estou muito feliz com o resultado. O povo de São Luís acreditou e agora vai ter uma cidade muito melhor de se viver", comemorou.