Durante entrevista coletiva para a imprensa, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Anderson Lima, informou que a expectativa é de que entre 20h e 20h30 os teresinenses já saibam quem venceu o segundo turno das eleições em Teresina. Sobre ocorrências com urnas eletrônicas, o Sistema Ocorre JE da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, divulgou que até o momento foram registradas 6 ocorrências com urnas eletrônicas de votação que resultaram na substituição de cinco urnas por outras de continência e em uma outra o problema foi resolvido sem necessidade de substituição.
No primeiro turno houve um atraso devido ao problema em um supercomputador que causou uma lentidão na apuração. De acordo com o secretário, o tribunal adotou uma série de medidas e realizou testes para que tudo transcorra da forma devida. “O TSE adotou uma série de medidas para evitar que isso acontecesse no segundo turno. Corrigimos o problema e também foi alterado os equipamentos, configurações dos softwares e dizemos uma série de testes para que isso não acontecesse no segundo turno. Entre 20 e 20h30 já teremos a ideia do vencedor. Temos a expectativas de até as 20 horas esse resultado chegue ao tribunal. Até esse horário conseguimos a liberação desse resultado, pois o problema com o TSE já foi solucionado”, disse.
Sobre os problemas com o E-Título, o secretário informou que foi identificado a sobrecarga na eleição passada, o que provocou dificuldades no download por muitos eleitores. “Vários eleitores tiveram problema de baixar o aplicativo e justificar o voto. O problema foi decorrente da sobrecarga e por conta disso algumas limitações foram feitas para o segundo turno. Apenas a justificativa está autorizada para funcionar. Esse problema foi solucionado”, reiterou. “A situação está tranquila, equipamento funcionando bem, eleição acontecendo normalmente”, completou.