Neste domingo (30) o governador eleito Rafael Fonteles (PT) reuniu-se em caráter de urgência com o vice-presidente e corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador José James Pereira, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, inspetor Paulo Fernando Nunes Moreno, e o inspetor Jairo Lima para tratar sobre denúncias relacionadas a operações ilegais da PRF no Estado.
O governador eleito convocou a reunião após receber denúncias de que no interior do estado estariam ocorrendo operações da PRF e impedindo os eleitores de se deslocarem e os abordando de forma intimidadora.
O desembargador José James Pereira também pediu explicações aos inspetores da PRF-PI. De acordo com Rafael, a PRF-PI garantiu que no Piauí a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a gratuidade do transporte dos eleitores está sendo cumprida. “Nos garantiram que não há nenhum impedimento no Piauí para os eleitores votarem, garantindo portanto que todos podem exercer o direito de voto neste domingo. E estamos confiantes de que eventuais ilegalidades cometidas irão ser apuradas”, disse.
Durante a reunião, os inspetores afirmaram que as blitzens foram suspensas e que as apreensões realizadas neste domingo foram oriundas de operações rotineiras.