O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, afirmou em entrevista à Rede Meio Norte, que até o momento 44 urnas foram substituídas no Piauí. Meia hora antes do final da votação, o local está sendo preparado com o painel para ser mostrado o início da apuração principal.
“Até o presente momento, foram trocadas 44 urnas no Piauí, é um procedimento normal, para você ter ideia na última eleição de 2014 foram substituídas 149 urnas, então nessas eleições até agora 44 urnas foram trocadas. É um procedimento padrão, nós temos urnas suficientes de reserva e mesmo que falte energias nessas seções eleitorais, nós temos baterias que duram de 8 a 10 horas”, declarou.
Sobre os crimes eleitorais, o presidente afirmou. “O procurador regional eleitoral acompanha todas as ocorrências principalmente de crimes eleitorais e de condutas vedadas, após as eleições o procurador poderá entrar com uma ação junto a corte eleitoral para apurar se tem candidato envolvido com alguma conduta vedada ou crime eleitoral. Os crimes eleitorais serão apurados pela Polícia Federal, o superintendente da PF está atento e em todo o estado do Piauí nós ja tivemos ocorrências de prisões e apreensão de muita quantia em dinheiro”, disse.
Ainda de acordo com o presidente do TRE-PI, a ministra Rosa Weber ligou para ele com o objetivo de desejar boa sorte. “Ela disse que confiava no trabalho dos tribunais eleitorais, ela telefonou para todos os presidentes desejando boa sorte nas eleições e se colocando a disposição em Brasília, inclusive ela está hoje de plantão e toda sua equipe na área de informática para dar suporte técnico. Ela demonstrou preocupação de alguns pontos de energia, eu falei para a ministra que o Piauí é um estado territorialmente muito grande e hoje pela manhã nós tivemos três ocorrências de falta de energia, mas a Eletrobras prontamente ja recuperou, agora está tudo reestabelecido”, finalizou.