Ao todo, nove candidaturas ao Governo do Piauí foram homologadas nas convenções realizadas no período de 20 de julho a 05 de agosto.
O primeiro a confirmar o seu nome na disputa foi o Coronel Diego Melo, do Partido Liberal; na sequência também ingressaram na corrida ao Palácio de Karnak: Geraldo Carvalho (PSTU), Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil).
Também foram confirmados na disputa ao Governo do Piauí a servidora pública Madalena Nunes, pelo PSOL; a advogada Ravenna Castro (PMN) e Gustavo Henrique, pelo Patriota.
O PCO também entrou no pleito majoritário com a professora Lourdes Melo, que pela nona eleição seguida disputa, seja o Governo ou a Prefeitura; a última a confirmar sua candidatura foi Gessy Lima, filiada ao PSC.
Agora, entra uma nova fase da eleição: o registro de candidatura no TSE; de modo que as solicitações devem ser entregues até às 19h do dia 15 de agosto do ano eleitoral.
Para candidatos a presidente e a vice-presidente da República, as solicitações serão feitas no TSE; para senador, deputado federal, governador e vice-governador, deputado distrital e deputado estadual, nos TREs. Não será admitido registro de um mesmo candidato para mais de um cargo eletivo.
O pedido de registro deverá ser apresentado obrigatoriamente em meio magnético gerado pelo Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), emitidos pelo sistema e assinados pelos requerentes.
O Drap deverá ser entregue com a cópia da ata da convenção partidária digitada, assinada e acompanhada da lista de participantes com as respectivas assinaturas.
Caso o partido político ou a coligação não solicite o registro dos candidatos escolhidos durante a convenção, estes poderão fazê-lo no prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pelo tribunal eleitoral competente, apresentando o formulário Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI) juntamente com os documentos requeridos.
Piauí tem 8 candidaturas ao Senado homologados em convenção
Finalizadas no último dia 05 de agosto, as convenções culminaram na homologação de oito candidaturas ao Senado pelo Piauí. Os nomes confirmados versaram para o coletivo do PSTU, que tem como pleiteantes Egmar Oliveira, Gervásio Santos, e Romildo Araújo ; também foi homologado o ex-governador Wellington Dias (PT) como candidato ao Senado.
O ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), integra a lista de candidaturas ao Senado pelo Estado. Pelo Patriota, o ex-vereador Don Lotti foi confirmado no páreo.
O PSOL foi outra legenda que lançou um pleiteante a única vaga deste ano, o advogado George Magno.
Já o Podemos terá como candidato o jornalista e empresário Fábio Sérvio; o PMN por sua vez, lançou o Professor Ajosé como candidato. Por fim, o PCO terá como candidata a professora Albetiza Moreira, que já havia concorrido ao posto na eleição de 2018.
Os partidos e coligações tem até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. (F.T.)