Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (18), a primeira do segundo turno, aponta os seguintes percentuais de intenção de votos para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas Eleições 2020:
Eduardo Paes (DEM): 53%
Crivella (Republicanos): 23%
Nenhum/branco/nulo: 21%
Não sabe/Não respondeu: 2%
Destaques
Segundo o Ibope, as intenções de voto no ex-prefeito Eduardo Paes são mais acentuadas conforme aumenta a renda familiar dos entrevistados: entre aqueles que possuem renda maior que 5 salários mínimos, obtém 63% contra 47% dos que têm renda até 1 salário mínimo.
Além disso, diz a pesquisa, Paes se sobressai entre os mais jovens (16 a 24 anos) e mais velhos (55 anos e mais), em ambos com 61% das menções. Entre os católicos, tem 64% e, entre os que avaliam a atual administração municipal como ruim/ péssima, atinge 68% das citações.
O Ibope aponta que Crivella se destaca entre os homens (31%), entre aqueles que têm idade de 35 a 44 anos (31%), entre os evangélicos (45%) e entre os que avaliam a sua administração municipal como ótima / boa (77%).
Votos válidos
Eduardo Paes (DEM): 69%
Crivella (Republicanos): 31%
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.
Espontânea
Eduardo Paes (DEM): 45%
Crivella (Republicanos): 21%
Outros: 1%
Nenhum/branco/nulo: 24%
Não sabe/Não respondeu: 9%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.
Sobre a pesquisa
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.001 eleitores da cidade do Rio de Janeiro
Quando a pesquisa foi feita: entre 16 e 18 de novembro
Número de identificação na Justiça Eleitoral: RJ‐00797/2020
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Pesquisas eleitorais: o que é amostra, margem de erro e nível de confiança