Na edição do 'Jogo do Poder' de quarta-feira, 28 de outubro, foi dado andamento a sabatina 'Bate Rebate, o Debate', em que os candidatos à Prefeitura de Teresina fazem perguntas ao adversário convidado. O décimo primeiro confrontado foi o candidato do UP, Pedro Laurentino. Apresentado pelo jornalista Amadeu Campos, o formato é inédito na tv brasileira.
Dr Pessoa questionou sobre as ações para comunidades vulneráveis. "Em teresina muitas crianças morrem por verminoses e desinterias, segundo a OMS a cada 1 real investido em saneamento, se economiza 9 reais em saúde na ponta", disse.
O candidato Fábio Abreu (PL) perguntou sobre as propostas para a relação entre empresários e o município. "Candidato eu diria que para enfrentar a situação de paralisia da economia, é necessário ter investimento público, para nós este investimento precisa chegar diretamente na ponta, é preciso fazer mutirões habitacionais trazendo a mão de obra", disse.
O candidato Fábio Novo (PT) não enviou questionamento e foi sorteado o tema saúdde. "Queremos lamentar profundamente o presidente querendo privatizar o SUS, sobre saúde nossa prioridade é a saúde preventiva, investir em saneamento básico e vamos ter uma atenção também na saúde mental", afirmou.
Fábio Sérvio (PROS) questionou sobre a relação com a Câmara dos Vereadores. "Vamos montar um Conselho Popular, onde por exemplo o Plano Diretor será discutido por ele, nossa proposta é toda a comunidade discutir o orçamento e quando chegar na CMT com certeza o bom vereador vai se integrar no nosso projeto", frisou.
Gervásio Santos (PSTU) perguntou sobre o tratamento do servidor público municipal. "Vamos reforçar o regime jurídico único, nada de Reforma Administrativa, estabilidade não é privilégio, é um direito para que não se submeta a certas agressões", disse.
Gessy Fonseca (PSC) não encaminhou pergunta e foi sorteado o tema educação. "Para nós a educação que funciona é em tempo integral, o que vemos cada vez mais em Teresina são as crianças fazendo malabarismos nos semáforos, não é verdade que a escola de Teresina é um mar de rosas, para nós a escola é escola em tempo integral", sinalizou.
Kleber Montezuma não enviou questionamento e foi sorteado o tema terceira idade. "Quero lamentar a deselegância do candidato em não enviar a pergunta; a primeira coisa da terceira idade é termos uma aposentadoria decente; segunda você tem que ter ações importantes, acho aquelas academias de bairro interessantes", respondeu.
Lourdes Melo (PCO) questionou o posicionamento do candidato em um eventual segundo turno. "Não vamos colocar o carro na frente dos bois, com certeza não há nenhuma possibilidade do Unidade Popular apoiar alguma candidatura de direita, vamos aguardar o segundo turno, quem sabe não estaremos lá", frisou.
Lucineide Barros (PSOL) questionou sobre o serviço público. "Vamos reforçar o serviço público, e somos contra a Reforma Administrativa", disse.
Major Diego Melo (Patriota) questionou sobre o fundo eleitoral. "Com relação ao dinheiro da campanha estamos de pleno acordo, isso é uma agressão ao povo empobrecido, e com certeza se chegarem à Prefeitura vão devolver timtim por timtim o que receberam, loteando a Prefeitura", respondeu.
Mário Rogério (Cidadania) questionou sobre os projetos para a redução do desemprego. "Investimento público, teve a Reforma trabalhista e não gerou um emprego no país, outra forma de emprego para a juventude são os call centers que vem explorar mão de obra barata, e esses trabalhadores tem um trabalho extremamente duro, difícil", comentou.
Simone Pereira (PSD) perguntou a opinião dos candidatos no que os tucanos são mais competentes em esconder as mazelas da corrupção ou em vender uma boa imagem."A administração dos tucanos é para os ricos, eles tem essa capacidade de vencer aquilo que não produziram, eles vendem uma imagem, mas a realidade é outra", disse.
Assista a sabatina na íntegra: