O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, reuniu-se, nesta quarta-feira (19), na sede do TSE, em Brasília, com integrantes do grupo Meta, Twitter, TikTok, Kwai, LinkedIn, Google e YouTube. Eles discutiram medidas capazes de aprimorar o combate às fake news despejadas por meio das plataformas digitais, a 11 dias do 2º turno.
Moraes abriu a reunião agradecendo o apoio das plataformas no combate à desinformação pelas redes. O assessor chefe de Enfrentamento à Desinformação do TSE expôs os problemas existentes e a necessidade de atuação e manutenção conjunta das plataformas.
As discussões se mantiveram em torno da melhor maneira para evitar a disseminação e o alcance de mentiras jogadas na rede. Remoção de conteúdo, divulgação de notícias certas para rebater erradas, conscientização, monitoramento, identificação e desmobilização de perfis que contribuem para o disparo em massa de informações falsas ou discurso de ódio são algumas das estratégias adotadas em primeiro turno e que manterão ênfase na véspera e após o segundo turno das eleições gerais de 2022.