MDB governará para a maior parte da população piauiense

Com a vitória na capital, mais de 36% da população piauiense residirá em municípios liderados pela legenda

Liderado por Marcelo Castro, o MDB é o grande vitorioso da eleição municipal | Efrém Ribeiro
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente do MDB no Piauí, o senador Marcelo Castro só tem motivos para comemorar, o partido termina as eleições municipais como o grande vencedor e terá sob sua administração o maior contingente populacional, ultrapassando o Progressistas e PSD. 

Levantamento feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o MDB governará para 36,73% da população piauiense. Na sequência aparece o Progressistas, com 28,22% e o PSD com 11,65%. Completando o ranking das cinco legendas com maior índice de comando no Piauí aparece o Democratas com 6,04% e o Partido dos Trabalhadores com 5,64%. 

Liderado por Marcelo Castro, o MDB é o grande vitorioso da eleição municipal

Chama a atenção a queda do PSDB, sem a administração da Prefeitura de Teresina, maior colégio eleitoral do Estado e que concentra a maior população,o partido governará apenas para 0,13% da população piauiense, menor número dentre as legendas que conquistaram Prefeituras, atrás até do Democrata Cristão (DC), que governará para 0,17% da população piauiense.  Vale frisar que a partir de 2021, os entes piauienses serão governados por apenas 12 legendas.

Deixaram de eleger representantes ao posto máximo do Poder Executivo municipal no Piauí nas eleições deste ano os partidos: PTC, PRTB, PROS, PV, PPL, PC do B, PT do B, PMN, PTN, PPS (agora Cidadania), PHS e Solidariedade. Todos haviam obtido o comando de um município no pleito passado. Dentre estes, legendas como o PTC e PPL foram duramente afetados pela cláusula de barreira, sofrendo assim uma migração em massa dos seus filiados para outras legendas, o movimento já era esperado e deve se fortalecer com o passar dos anos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES