O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente Jair Bolsonaro (PL) ficarão lado a lado durante o debate entre os candidatos à Presidência previsto para o dia 28 de agosto nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo. O encontro é organizado por UOL, Folha de S.Paulo, TV Cultura e Grupo Bandeirantes.
A disposição dos candidatos no estúdio foi definida após sorteio durante reunião com a presença dos assessores das campanhas. A posição lado a lado deles no estúdio será a seguinte: Luiz Felipe d'Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes (PDT).
Em caso de ausência de algum candidato, a cadeira destinada a ele ficará vazia.
Como serão as regras do debate? As regras também foram confirmadas em reunião com as campanhas. Será assim:
Primeiro bloco. Por ordem de sorteio, todos os candidatos responderão a perguntas sobre programas de governo. Cada um dos seis candidatos que participarão do debate terá um minuto e meio para responder.
Será uma mesma pergunta para cada dois candidatos. "As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteado na reunião com os assessores", informa a organização do debate.
O sorteio definiu a seguinte ordem:
- Luiz Felipe d'Avila
- Soraya Thronicke
- Simone Tebet
- Jair Bolsonaro
- Lula
- Ciro Gomes
Em seguida, será a vez do primeiro confronto entre eles. Também por ordem de sorteio, cada candidato terá um minuto para fazer a pergunta ao adversário escolhido. O candidato que for responder terá até 4 minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Aquele que perguntou terá mais um minuto para a réplica. Todos perguntam e todos respondem.
A ordem do sorteio ficou assim:
- Jair Bolsonaro
- Ciro Gomes
- Luiz Felipe d'Avila
- Soraya Thronicke
- Lula
- Simone Tebet
Segundo bloco. Seis jornalistas das empresas que organizam o debate farão as perguntas para os candidatos e escolherão quem deve comentar. Será um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responde também terá 4 minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica. Todos respondem e todos comentam.
Os jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, ambos da Band, serão os mediadores nos dois primeiros blocos.
Terceiro bloco. Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da TV Cultura, vão mediar o novo confronto direto entre os candidatos, também na ordem definida previamente em sorteio. Será um minuto para a pergunta, outro para a réplica e quatro minutos administrados entre resposta e tréplica. A ordem ficou assim:
- Simone Tebet
- Soraya Thronicke
- Ciro Gomes
- Jair Bolsonaro
- Lula
- Luiz Felipe d'Avila
Na sequência, mais uma série de perguntas programáticas para todos os candidatos, também em ordem sorteada, com um minuto para a resposta. Será uma pergunta para cada dois candidatos, sorteados da seguinte maneira:
- Ciro Gomes
- Soraya Thronicke
- Lula
- Simone Tebet
- Luiz Felipe d'Avila
- Jair Bolsonaro
Em seguida, cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais, em ordem invertida ao início do debate:
- Ciro Gomes
- Lula
- Jair Bolsonaro
- Simone Tebet
- Soraya Thronicke
- Luiz Felipe d'Avila
Direito de Resposta. O candidato poderá pedir ao mediador um direito de resposta exclusivamente se for ofendido moral e pessoalmente. Esse pedido precisa ser feito imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra.
O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Se o pedido de resposta for concedido, o candidato ofendido terá 45 segundos para responder o adversário.
Quando e onde assistir
Quando: o debate organizado por UOL, Folha de S.Paulo, TV Cultura e Grupo Bandeirantes será dia 28 às 21h. Antes, a partir de 20h, o UOL terá um programa especial direto dos estúdios da Band com os bastidores e a participação de colunistas.