Para impulsionar a dinâmica e a produção cultural na capital, o candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), pretende realizar espetáculos musicais e teatrais em praças públicas com o uso de caminhões-teatro. O projeto “Arte Itinerante” pretende propiciar a realização de oficinas e apresentações de teatro, cinema, música, dança e artes visuais dos artistas locais nas praças. Garantindo o fortalecimento das tradições, da sensação de pertencimento, bem estar e ganhos sociais com a geração de emprego e renda.
“As ações de incentivo à cultura em Teresina são pontuais, de restrita abrangência e possuem dificuldades na gestão dos incentivos propostos, como é o caso da Lei A. Tito Filho. As ações mais significativas são promovidas pelo Estado e pela União por meio da Lei Rouanet. Esse investimento tende a se tornar mais que necessário pós-pandemia de coronavírus, já que os mercados de entretenimento e cultura foram um dos mais atingidos pela situação econômica e sanitária do país”, explica o candidato do MDB.
Dr Pessoa destaca em seu plano de governo que existe a perda de algumas tradições culturais populares por falta de incentivos e políticas públicas. A infraestrutura dos espaços de apoio às manifestações culturais se encontra em condições precárias de uso por falta de manutenção e utilização contínua pelos artistas e população teresinense. “A gente percebe uma forte centralização desses equipamentos privando os cidadãos mais carentes ao acesso e uso dessas estruturas de apoio a cultura”, conclui Dr. Pessoa.
Ainda como proposta de fortalecer e impulsionar a cultura na capital, Dr. Pessoa vai reativar o projeto de intervenções urbanas com pintura em grande escala nos prédios públicos e outros espaços de Teresina, incentivando, inclusive, a capacitação de atores envolvidos.
Além do projeto “Arte Urbana em Teresina”, o candidato tem como plano a reativação do Salão da Fotografia realizado na casa da Cultura, bem como o Festival de Vídeo e artes plásticas. Criar um home estúdio para auxiliar na pré produção musical local, com proposta de inclusão social. Dr Pessoa pretende revitalizar a Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves para apoiar o fomento à cultura local, mediante incentivos e ações amplas e inclusivas de valorização das manifestações artísticas municipais.
“Esses e outras propostas serão implementadas na minha gestão, bem como a qualificação dos profissionais da área da cultura por meio de workshops ministrados por artistas renomados em determinadas áreas de projetos ligados à Fundação Monsenhor Chaves.”, conclui o candidato à prefeitura de Teresina pelo MDB.