Apesar da nítida divisão entre apoiadores dos candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a votação para presidente transcorre em clima de tranquilidade em Teresina. Eleitores da capital piauiense enfrentam filas mais curtas em comparação com primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro.
A arquiteta Maria Paula Carvalho chegou ao local de votação, uma escola localizado na zona Leste da cidade, por volta das 8h30. Em menos de 15 minutos, Maria Paula concluiu a votação para Presidente da República.
“Eu achei bem tranquilo, a fila andou mais rápido e mesmo com muita gente, foi mais ágil. É a quarta vez que participo de uma votação e estou achando bem calmo”, contou.
A funcionária pública Adriana Lopes Castro também não enfrentou dificuldades para votar. “Foi ótimo, venham votar porque foi muito rápido e calmo, sem espera”, contou.
Algumas escolas voltaram a registrar filas. As primeiras horas de votação no Ceti Monsenhor Raimundo Nonato Melo, na zona Leste de Teresina, foram de grande movimentação. A seção 250 foi a que registrou filas mais longas, o que gerou muita reclamação entre os eleitores. “Passei mais tempo na fila que no primeiro turno, não sei o que aconteceu, acho que foi devido à grande quantidade de pessoas”, explicou a professora Maria Sousa.
Mais de 2,5 milhões voltam às urnas no Piauí para escolher o presidente
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.568.604 pessoas aptas a votarem no Piauí nas eleições deste domingo, 30 de outubro, um crescimento de cerca de 4,6% em relação ao eleitorado que votou nas eleições de 2020.
Os números foram disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A data limite para regularizar o título de eleitor e poder participar da eleição deste ano terminou no dia 5 de abril.
Ao todo, são 3.339 locais de votação no Piauí; destes 3.037 são no interior do Estado e 302 na capital, Teresina. O eleitorado piauiense é distribuído em 10.663 seções eleitorais, sendo 8.809 no interior e 1.854 em Teresina. São 3.646 eleitores aptos para o voto em trânsito; há ainda 5 locais de votação de presos provisórios; no Piauí, são 74 zonas eleitorais.